A avaliação imobiliária: qual a importância?

A avaliação de um imóvel é um processo criterioso e que requer seriedade e comprometimento das partes envolvidas. Ele deve ser feito por um corretor devidamente credenciado ao CRECI e sua avaliação atende a requisitos como localização, estado de conservação, itens, dentre outros aspectos.

A importância de uma avaliação de imóvel criteriosa é essencial para assegurar a manutenção de direitos em situações em que o processo não foi realizado, pois a avaliação apresenta provas como imagens, medição e muitos outros aspectos. Dessa forma, avaliar um imóvel traz diversas vantagens. Confira:

Valor exato do imóvel para negociação

O principal motivo para se realizar a avaliação do imóvel, seja para venda ou apenas para atualização de valor do bem, é o valor exato do imóvel. Nem todo proprietário sabe ao certo o valor do imóvel que possui, e também nem todo comprador sabe qual valor deve pagar. Nessas horas, é a atuação do corretor como avaliador que pode fornecer dados concretos sobre o valor atual do imóvel, levando em consideração localização, segurança, valorização da região, itens oferecidos nos condomínio (em casos de edifícios e condomínios fechados), dentre outro aspectos.

Segurança patrimonial

Estar assegurado com registro sobre o valor dos seus bens é extremamente necessário, pois o proprietário poderá valer-se desse bem numa transação futura, pagamento de alguma dívida ou até mesmo em caso de divisão de bens.

Contratação de seguros residenciais

Os seguros residenciais são cada vez mais procurados. E cada imóvel precisa passar pelo processo de avaliação para definir seu valor real e ser coberto por determinado plano de seguro. Com isso, o proprietário saberá o valor a pagar pelo seguro de acordo com o valor do bem a ser protegido.

Há outros fatores que completam essa grande lista que dá a importância da avaliação imobiliária. E isso é assunto para diversas outras pautas mais voltadas à economia. O importante é saber que avaliar seu imóvel é interessante mesmo que você não pretenda se desfazer dele no momento. Se você deseja saber mais sobre avaliação imobiliária ou se deseja vender seu imóvel e até investir num imóvel novo, fale com Carol Marinho e tenha esses e mais serviços com a consultoria imobiliária experiente e confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *