3 dicas para comprar o imóvel dos seus sonhos

Algumas informações irão te ajudar na escolha, seja ele novo ou usado

Em tempos de cautela e recuperação econômica, planejar de forma ainda mais cuidadosa é essencial para conseguir comprar um imóvel sem dores de cabeça. Pensando nisso, listamos 3 importantes dicas para você realize a compra do imóvel dos seus sonhos, seja ele casa ou apartamento, novo ou usado. Confira:

Contrate um corretor de imóveis

Segundo Carol Marinho, consultora de imóveis e membro do conselho regional de corretores de imóveis de Alagoas (CRECI/AL), o investidor deve, antes de tudo, procurar um corretor de imóveis para iniciar o processo. Somente ele está respaldado pela lei para realizar o trâmite de compra e venda de forma segura. Além disso, o profissional tem um amplo conhecimento sobre a região do imóvel, podendo sanar dúvidas a respeito da estrutura do bairro, trânsito e serviços próximos.

De olho na documentação e nas condições do imóvel

Pendências relacionadas à documentação do imóvel devem ser verificadas. Caso existam, é importante saber do prazo para resolução. Outro fator que precisa ser verificado é em relação à estrutura do imóvel caso ele seja usado: marcas de umidade e rachaduras podem estar escondidas com pinturas e pequenas reformas emergenciais.  Informações acerca do projeto do imóvel também precisam ser verificadas para garantir a segurança da compra e evitar dores de cabeça pós-negócio fechado.

Para evitar problemas com a compra de um imóvel usado com problemas estruturais, Carol Marinho aconselha ao interessado a buscar informações a respeito da obra, da estrutura física do imóvel com os demais moradores do prédio – no caso de apartamentos –, além de verificar a situação da documentação do imóvel e demais pendências financeiras que possam existir, antes de finalizar a transação. “Eu mesma faço questão de observar esses pontos para prestar o máximo de informações aos meus clientes. É um compromisso que tenho com eles”, afirmou Carol.

Valorize seu dinheiro

Pesquise qual a melhor forma de pagar o seu imóvel. Se o financiamento aceitar outro imóvel como entrada e você entender que é interessante se desfazer dele para conquistar esse sonho, faça. Um imóvel novo, na planta, tende a ser mais barato que um imóvel novo já totalmente construído, então pesquisa com a ajuda do corretor.

Optar por comprar um imóvel usado pode ser uma boa forma de valorizar o seu dinheiro. Entre os benefícios, está o preço mais baixo e mudança imediata (desde que não necessite de reformas) o que garantem menos gastos, uma vez que ao finalizar a compra o imóvel já estará pronto para morar.

Além disso, outros fatores são benéficos financeiramente: boa margem de negociação, que de acordo com a forma de pagamento pode gerar um ótimo desconto; e a área do imóvel tende a ser maior pelo preço que se paga, uma vez que os imóveis mais “antigos” tendem a serem maiores que os mais novos, principalmente os apartamentos.

Pintou dúvidas a respeito desse assunto? Ou está buscando algum outro imóvel, novinho pra morar? Entre em contato com Carol Marinho agora mesmo nas redes sociais Facebook e Instagram ou pelo telefone (82) 9 9934-8566 e invista no melhor para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *